Sebrae realiza mais de 10 mil atendimentos na 10ª Semana do MEI. 30 de maio de 2018

Marca é considerada um recorde no Maranhão: foram 216 atendimentos por hora nos 51 municípios maranhenses onde a iniciativa aconteceu. Na regional de Presidente Dutra foram mais de 800 atendimentos.

 

Presidente Dutra – A 10ª Semana Microempreendedor Individual (MEI) foi um sucesso. Isso porque a instituição realizou no estado do Maranhão

10.410 atendimentos para 5.259 pessoas, entre microempreendedores individuais, empresários de micro e pequenos negócios, potenciais empresários e potenciais empreendedores. A marca é um recorde e dobrou a marca atingida em 2016, quando cerca de 5 mil pessoas foram atendidas.

FOTO 01

Sebrae promove Oficina de Crédito para o MEI em Jenipapo dos Vieiras, durante a programação da Semana.

Este resultado significa que os analistas técnicos e consultores do Sebrae realizaram 216 atendimentos por hora, distribuído nos 54 pontos de atendimento montados em 51 cidades maranhenses onde a 10ª Semana do MEI aconteceu.

Na região Central, por meio da Unidade Regional de Presidente Dutra, a instituição registrou um total de 817 atendimentos, que levou orientações empresariais aos microempreendedores individuais e pessoas interessadas em abrir um negócio. Além de apoio à declaração anual do imposto de renda e serviços de formalização. Os municípios Tuntum, São Domingos, Colinas, Barra do Corda, Amarante, Sítio Novo, Lajeado Novo, Grajaú, Arame, Formosa da Serra Negra, Itaipava do Grajaú e Genipapo dos Vieiras, que são da área de abrangência da regional, também realizaram programação simultânea.

Foram 03 cursos, 01 palestra realizada e 23 oficinas durante a semana, que recebeu 521 participantes. Uma delas foi a microempreendedora individual de Barra do Corda, Aline Andrade, que empreende no segmento de varejo.

“Participei das oficinas SEI. Foi muito bom, pois serviu para me acordar pra vida e realizar. Trabalhamos muitas estratégias e os pontos que falhamos. Por isso achei essas oficinas ótimas, me tirou do quadrado e me surpreendeu”, comemorou Aline.

A instituição reuniu parceiros locais para esclarecer dúvidas, levar informação aos participantes, esclarecendo pontos desde a abertura do negócio, linhas de crédito disponíveis aos microempreendedores individuais com os agentes financeiros, os benefícios da previdência social, tributação, dentre outros. Além de palestras motivacionais, que desenvolveram e trabalharam as atitudes fundamentais para quem deseja se tornar um empreendedor de sucesso.

Outro destaque da programação, foram as oficinas SEI, solução do Sebrae que ensina os principais pontos para a gestão de um negócio eficiente e lucrativo. Durante os cinco dias de formação, foram promovidas as oficinas, SEI Empreender, SEI Vender, SEI Planejar, SEI Comprar, e SEI Controlar Meu dinheiro, que aconteceram simultaneamente nos municípios da regional.

O gerente regional do Sebrae em Presidente Dutra, André Veras, comemora os resultados da semana na Região. “Preparamos uma programação aos empreendedores de nossa região com cursos, palestra e oficinas totalmente gratuitas”, comentou André.

De acordo com os dados consolidados de atendimento durante o período, no estado, foram atendidos 2.162 MEIs, 546 Microempresas (ME), 11 Empresas de Pequeno Porte (EPP) e 2.540 potenciais empreendedores. No período ainda foram realizadas 75 formalizações de Microempreendedores Individuais. Além disso foram 5.946 capacitados. “Tivemos empresários e potenciais empresários que realizaram mais de uma capacitação durante a 10ª Semana do MEI”, explicou o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.

“Este resultado mostra a pujança do Microempreendedor Individual no Maranhão, onde até o fim de abril havia mais de 82 mil registrados no estado. O evento vem despertando muito interesse principalmente no interior do estado. Não foi à toa que triplicamos nossos resultados, saltando de 3,5 mil atendimentos em 2015 para 10,2 mil atendimentos”, comentou João Martins.

Oficina de Crédito capacita microempreendedores em Grajaú

Oficina de Crédito capacita microempreendedores em Grajaú

SEMANA

A 10ª Semana do MEI aconteceu entre 14 e 19 de maio, em 51 cidades maranhenses. Na iniciativa ofertou mais de 370 ações, dentre cursos, oficinas, consultorias, seminários, rodadas de negócios e um encontro de startups, em São Luís.

O objetivo do Sebrae foi capacitar MEIs e potenciais empresários e orienta-los sobre como obter melhores resultados, empregando o mínimo de recursos financeiros e humanos. “Para a 10ª Semana do MEI adotamos como objetivo norteador a orientação para que o MEI faça mais com menos recursos, o que em tempos de crise fará a diferença para sucesso. Toda a programação foi voltada para a capacitação dos MEIs “, disse o diretor técnico do Sebrae, Antônio Garcês.

Para este ano, foram programadas 362 ações para a 10ª Semana do MEI, divididos em 113 oficinas, 106 palestras, 6 cursos, 16 seminários, 3 rodadas de negócios, 126 ações de atendimento, com consultoria e orientação para o MEI, e um encontro de startups – apenas no primeiro dia foram realizadas 94 ações.

Além disso foram realizadas 3.768 orientações e 696 consultorias.

“Tivemos um resultado muito bom. Agora vamos avaliar o que alcançamos, identificar acertos e erros para corrigi-los e planejar para obtermos resultados ainda melhores na próxima edição”, finalizou João Martins.

QUADRO

10ª Semana do MEI em Números

Resultado é recorde e mostra um crescimento de 297% no volume de atendimentos

10.410 Atendimentos

5.259 Clientes Atendidos

362 Ações

3.768 Orientações Técnicas

696 Consultorias

5.946 Capacitados

FONTE: SEBRAE NO MARANHÃO

Leia também